Olá caros leitores! Hoje quero abordar sobre o tema da redação do ENEM desse ano, que foi "Publicidade infantil em questão no Brasil". Já vi muitas reclamações nos sites de notícias dos candidatos que realizaram a prova hoje, muitos afirmando que não esperava essa temática e li até uma notícia de uma candidata que afirmava "Eu nunca ouvi falar".
Como vocês sabem, sou pedagoga e esse assunto é bastante discutido na minha área e inclusive já tive oportunidade de postar pontos que envolvem esse tema.
Infelizmente a sociedade, de acordo com Raymond Williams (2011), tem como base, o capitalismo, e a superestrutura, mecanismos que são interligados e inseparáveis ao capitalismo, tais como as estruturas jurídico políticas, cultura e inclusive a mídia.
A mídia com suas propagandas, vem implementar a cultura do "ter" desde cedo, ou seja, do consumo excessivo, ponto essencial para sustentar o capitalismo.Não sou muito de assistir televisão mas as poucas vezes que estou assistindo e entra a propaganda, é interessante observar a manipulação que induz a criança pedir para seus pais comprarem desde produtos alimentícios,brinquedos e roupas.
Trabalho com turmas no Ensino Fundamental I e as falas das crianças é envolvendo o consumo, é desde cedo que elas querem ter o tablet, o celular, a sandália que viu na propaganda,o brinquedo, etc.O interessante que elas "competem" por quem tem mais produtos anunciados e que são desejados socialmente, e assim provavelmente crescerão com essa cultura de valorizar os objetos e esquecendo dos valores.
Na hora do intervalo em escolas, vemos aos poucos, as brincadeiras sendo trocadas por equipamentos eletrônicos, há interação ocorre virtualmente entre indivíduos que estão no mesmo local.
Outro fator de risco é a "adultização" precoce, são crianças, que querem se maquiar, usar sandália de salto, usar roupas apertadas em seu corpo, e assim viver uma faixa etária que não é a sua, trazendo possíveis problemas no futuro, que segundo pesquisas, esses comportamentos na infância, conduzem a "infantilização" tardia.
Mas o que podemos fazer para minimizar esses danos? Acredito sempre na educação, na conversa e fazer com que a criança perceba que não são os objetos que devem ser prioridade e foco nas nossas vidas,e assim trabalharemos os valores, tais como a solidariedade, respeito,etc.Não podemos negar que o sistema capitalista induz o indivíduo seguir estes valores cruéis, e assim vemos uma desestrutura social, entretanto, podemos trabalhar com a cultura do "ser" para que assim tentarmos diminuir estes aspectos prejudiciais que a publicidade infantil nos traz.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário