quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Movimentos Migratórios

Olá Leitores! Hoje estamos aqui para postar sobre um assunto relacionado a disciplina de Geografia. Falaremos dos Movimentos Migratórios, mais precisamente dos seres humanos. Boa Leitura!




Bibliografia Consultada

Biblioteca do Ensino Fundamental e Médio. Editora Didática Paulista>>> www.didatica.com.br
Palavra Em Ação Minimanual de Pesquisa: Geografia. Editora Claranto. 2ª edição. 2004. >>> www.claranto.com

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

"Que diferença faz pra você, pra sua vida pessoal, se o seu vizinho dorme com outro homem?"




Olá caros leitores! Hoje quero abordar um vídeo que assisti do Drauzio Varella.Achei esse vídeo INCRÍVEL, pois retratar meus pensamentos a respeito dos homosexuais. No meio do vídeo,ele lança a seguinte pergunta  "Que diferença faz pra você, pra sua vida pessoal, se o seu vizinho dorme com outro homem?". 

Essa pergunta eu sempre digo quando estou em um debate acerca desse tema.Lembro uma vez de alguém próximo de mim, afirmou que não suportava gays e lésbicas porque era pecado.Na mesma hora,eu disse que era interessante ele apontar os pecados alheios, já que ele tinha uma vida sexual ativa, e isso também era pecado perante as leis de DEUS,e questionei ainda mais, qual a diferença entre você que pratica sexo antes do casamento e o homosexual que também faz isso? Esta pessoa ficou sem reação,e também sem palavras.

 Eu realmente gostaria de entender o que leva o ser humano se preocupar com a vida amorosa e sexual alheia.Vou contar uma breve história...Determinada época em minha vida, conheci uma moça que namorava há vários anos um rapaz, posteriormente, descobri que ela tinha ficado solteira e agora era lésbica.Vi muita gente se afastando dela, ou falando mal pelas costas, querendo entender o motivo dela ter escolhido namorar meninas.Bem, e como eu reagi quando descobri que a menina era agora lésbica? Continuei no mesmo trabalho, estudando, malhando...Ahhh, não era isso que queriam saber? Mas então eu afirmo,minha vida não alterou em NADA com essa descoberta.Continuei falando com a menina, e a abraçando em qualquer lugar que eu a encontre.

Quem sou eu para julgar os outros? Quem sou eu para apontar os "pecados" alheios? E como disse Drauzio Varella, se realmente a homosexualidade te incomoda, faz um favor? Procura um psiquiatra que seu estado de saúde mental é grave e irá afetar a convivência na sociedade.

Deixarei o link do vídeo no final desse post.Abraços!

https://www.facebook.com/video.php?v=10205038831757009

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Enquanto isso nas campanhas eleitorais...







Olá caros leitores! A postagem de hoje é para falar de um fênomeno que ocorre em nosso país que eu denomino como "sazonalidade do saneamento urbano".Nessa época de correria das campanhas eleitorais, já vi de tudo um pouco nesse ano.Pólíticos que querem se reeleger que só aparecem nessa época, e hoje em especial esse fênomeno raro, que trouxe limpeza para a rua que moro. Essa praça já existe há alguns anos e ela é alvo de dor de cabeça para os moradores.No quesito limpeza, até por ser rodeada por uma feira (Feira da 25, localizada na cidade de Belém), posso afirmar que é terrível.

Em plena luz do dia, costumamos ver ratos desfilando, tem dias também que o odor é insuportável, até por conta dos restos de alimentos que são jogados fora.Entretanto hoje de manhã cedo, ao sair de casa, me deparei com a estranha situação do caminhão de coleta de lixo, recolhendo inclusive entulhos que são jogados pela população que também não colabora na minimização do caos do saneamento.

Logo depois, veio uma equipe que era responsável por cortar esses arbustos que rodeiam a praça, tal trabalho a gente quase não vê, inclusive, por conta dos arbustos que estão sempre altos, muitos assaltos acontecem por não termos uma visabilidade mas hoje era diferente,era um dia "especial".

"Especial" por que? Porque iríamos receber a "visita" de um candidato a presidência, outro que se candidatou ao governo e mais um que almeja ser senador.Somente hoje, tudo funcionou, limpeza, segurança,etc.Mas também não posso deixar de falar do caos que gera, as ruas ficam congestionadas, fora a poluição sonora que já virou rotina nessa época.Porém meu foco é dessa "mágica" que acontece.

Mais uma eleição está vindo, e sei que não somente eu mas a população clama e deseja mudanças.Pagamos altos impostos e não vemos a aplicabilidade deles.Sofremos na pele com essa sociedade caótica e estamos cansados desses "agrados" só nessa época.Temos direitos e queremos usufruir. Portanto caros leitores e eleitores, vamos pensar bem na hora de votar?

Abraços! Boa semana a todos!!

domingo, 7 de setembro de 2014

De mãos dadas: A Família e a Inclusão


 Olá Leitores!

Hoje  estamos aqui para falar um pouco sobre a importante participação da família no processo de Inclusão, social e educacional, de seus filhos. Como todos sabem, a família é nosso primeiro contato social com o mundo, nossos familiares nos ensinam valores, princípios, os primeiros passos de nossa educação e a construção de nossos caráteres.





Logo, sua participação não acaba ou diminui quando começamos a freqüentar as instituições escolares, pelo contrario, sua parceria é fundamental para todos os degraus de nossas vidas.
No ramo da Licenciatura entramos em contato com várias “Educações”: Educação Básica, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos , Educação Especial ( ou também chamada de Inclusiva), dentre outras.



Nesta postagem falaremos sobre a importância da família na educação inclusiva.

          Muitas famílias, que tem filhos “especiais” , quando procuram uma instituição de ensino para matricular seus “pimpolhos”, por vezes, querem que seus filhos sejam super protegidos dentro do ambiente escolar. Muitas vezes até preferem que eles tenham um processo educacional isolado das outras crianças, tudo por medo que seus filhos se machuquem ou que não recebam atenção adequada.                              





http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1528



                       Acabam por esquecer que o convívio entre todos os alunos, “especiais” ou não, é um grande auxilio para o desenvolvimento e aprendizado de todos os integrantes da instituição, sejam os alunos, professores e os funcionários em geral.  A participação da família nesse processo , como já mencionamos, é de fundamental importância em todas as “Educações”, e não somente na Inclusiva, porém não é superprotegendo seus “pimpolhos”, mas sim os ajudando dentro da escola e em casa também.




A família pode seguir a linha de “superprotetora”, mas também vemos algumas sendo negligentes, e suas condutas vão desde não procurar uma ajuda médica (Alguns casos é até por não aceitar que o filho é deficiente), até de não acompanhar se a escola que o filho está matriculado, de fato aplica a inclusão.
 
 Não existe uma fórmula de condutas de aplicabilidade que a família deve ter, mas com orientação adequada, há caminhos que deverão ser traçados para que o deficiente venha ter dentro de suas limitações, conquistas que venham contemplar a sua formação moral, pessoal, etc.

Portanto, como denominamos no título da nossa postagem de hoje, é “De mãos dadas” que vamos fazendo um trabalho, que beneficia a todos os envolvidos nesse processo, é através dessa parceria que vamos de fato fazer acontecer à inclusão.

Bom domingo!