domingo, 8 de setembro de 2013

O papel dos educadores na aprendizagem de pessoas cegas ou com baixa visão

 

Será que os educadores estão aptos a incluir os alunos cegos ou com baixa visão? Cabe aos educadores adaptarem os recursos didáticos e assim como as metodologias no ensino desses discentes, pois não é por apresentarem deficiência visual que todos os indivíduos apresentam as mesmas características e dificuldades, ou seja, o aluno tem suas particularidades que devem ser respeitadas e consequentemente, este sujeito, deve ser estimulado adequadamente, visando o pleno desenvolvimento.

Um dos pontos apontados pelo autor Warren (1994) é a dificuldade que estas pessoas na formação de conceitos e que ocorrem em muitos casos, por não estarem imersos em uma formação educacional adequada, pois, notou-se que a linguagem oral, sendo que, o tátil que poderia ser uma maneira de trazer experiências sobre os conceitos, porém não é trabalhado devido uma lacuna no currículo durante a formação dos docentes dos alunos cegos.

No Brasil, a legislação ampara os deficientes a terem acesso adaptado a a educação dentro das escolas.Entretanto, a realidade é que uma lacuna na formação profissional dos indivíduos atuantes na sala de aula, e também, não podemos deixar de citar o preconceito por parte de alguns.Sendo desta maneira, o desenvolvimento das pessoas cegas ou com baixa visão fica prejudicado.Esta realidade precisa ser mudada , pois esses sujeitos, são capazes de ter um desenvolvimento cognitivo assim como dos alunos ditos "normais, e é papel do professor em mediar o ambiente de aprendizagem de maneira adaptada e adequada para a formação dos conceitos para os cegos ou indivíduos com baixa visão.



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