quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Cotas: A polêmica no vestibular da UEPA


Olá caros leitores! Quanto tempo não venho por aqui mas hoje vim escrever sobre uma polêmica que está ocorrendo em minha cidade (Belém-PA). No dia 12 de janeiro de 2015, saiu o resultado do vestibular da UEPA, e com ele, uma grande polêmica de uma aluna que foi aprovada no curso de medicina como cotista, e descobriram que ela era bolsista de uma escola particular daqui de Belém, na qual seu pai era um dos donos dessa escola.O edital da Uepa, dizia que o aluno poderia concorrer como cotista, se estivesse estudo todo o ensino médio em escola pública ou sendo bolsista integral em escola particular.

A minha opinião é que a caloura do curso de medicina da Uepa está dentro das legalidades, entretanto esta conquista foi imoral, tendo como ponto de vista que as cotas, foram criadas para atingir alunos que não tinham condições de ingressar em uma universidade pública haja visto que estudavam em escolas com péssimas condições de ensino.

O fato é que as cotas foram um meio de minimizar um problema bem maior que é a qualidade da educação nas escolas públicas, e de fato, as cotas não andam beneficiando aqueles que realmente deveriam, pois quem continua passando, ainda mais nos cursos mais concorridos, na maioria dos casos, foi porque de alguma forma teve acesso a um cursinho pré vestibular particular.

Infelizmente, são poucos os alunos que apenas estudando em escola pública, conseguem ingressar nos cursos mais concorridos como medicina, direito,etc. 

O caso dessa menina caloura de medicina, não foi exceção de que alguém com acesso privilegiado ao sistema particular, conseguiu ingressar como cotista, acredito que tenha chamado mais atenção e ter gerado tanta polêmica por o pai ser um dos donos da escola que ela estudou.

O fato é que a mudança no edital é necessária, mas eu penso que mais ainda, a mudança de fato deveria ocorrer no sistema de ensino público, com mudança na gestão, parcerias entre família e escola, processo de formação continuada, etc.Com a melhoria no ensino público, não necessitaria cotas.E você, o que pensa sobre o assunto? Deixe um comentário e contribua com o nosso blog!

Abraços!!!!