domingo, 25 de agosto de 2013

UNIFICAÇÃO ALEMÃ NA HISTÓRIA


Com tantas dúvidas a respeito desse assunto, buscamos aqui tentar esclarecer como entendemos o processo da Unificação Alemã. Primeiramente começaremos tentando esclarecer a utilização do nomes Prússia e Alemanha, que por diversão vezes são trocados durante a explicação de alguns professores.


Bandeira da Alemanha
Bandeira da Prússia
UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

Prússia é o atual nome do país da Alemanha, antes chamado de Reino Prussiano. Em 1819, Frederico Guilherme III, rei da Prússia, quis expandir seu território visando uma maior e melhor economia para seu reino. Com isso apresentou publicamente a ideia da Unificação dos ducados prussianos, isto é, a Unificação Alemã. Assim, os Estados que tinham cultura, religião e idioma germânico seriam integrados a um só Estado, ou seja, à Alemanha. Essa unificação mudaria o sistema politico de feudal para capitalista e também ampliaria os domínios do Rei Prussiano sobre os demais Estados, porém esta mesma unificação tiraria os domínios do Imperador austríaco, Francisco I, e ia contra o acordo assinado pelos dois reinos (Prussiano e Austríaco) no Congresso de Viena (em 1815). No ano de 1834 o rei prussiano cria a União Aduaneira chamada de Zollverein  (pronuncia-se Tsolferáin), esta servia tipo como um “bloco econômico” para aquele século, isto é, servia como criação de uma única taxa alfandegária concedida apenas aos Estados unificados ao reino prussianos, o que excluía e limitava o poder do rei austríaco.

Guilherme I, da Alemanha
Otton von Bismarck


Em 1840 o rei da Prússia morre, e seu herdeiro Frederico Guilherme IV torna-se Rei e continua o processo de unificação alemã. Porém foi no inicio de 1862, quando Guilherme I  tornou-se rei da Alemanha e nomeou como Chanceller ( nome dado ao primeiro ministro) o diplomata Otton von Bismarck , foi  que o processo de unificação se concretizou. Bismarck “ficou conhecido na Historia como “Napoleão Germânico”, ou melhor, “Chanceller de ferro”, pois acreditava que a unificação alemã, tão desejada durante anos, apenas seria conquistada a base de estratégias militares. E com este pensamento sugiram três principais guerras:

1ª) Guerra dos Ducados ( Dinamarca X Alemanha): 
                     
Em 1864, mesmo contraria a concretização da Unificação da Alemanha, o reino austríaco apoia os alemães na guerra contra a Dinamarca. O objetivo era conquistar os territórios de Holstein (cuja maioria da população seria descendentes germânicos) e o de Schleswing, estes ducados ate então estavam sob os domínios do reino dinamarquês.  Alemanha e Áustria ganham a guerra e conquistam os territórios, porém há um problema: Francisco José I, imperador da Áustria exige ficar com o território de Holstein, o que causa um descontentamento aos germânicos. Resultando em uma guerra entre os dois países no ano de 1866.

Francisco José I, da Áustria




2ª) Guerra das sete semanas ou Austro-Prussiana (Áustria X Alemanha)

Em 1866, com o apoio da Itália ( país que também estava em processo de unificação), inicia a guerra entre os reinos austríaco e alemão. O objetivo era que a Alemanha reconquistasse o território do ducado de Holstein, que foi conquistado pelos germânicos e austríacos na guerra contra  o reino dinamarquês, porém, como exigência de participação em batalha, o imperador da Áustria exigiu o território de Holstein confrontando o imperador Guilherme I, da Alemanha e seu Chanceller, Otton von Bismarck. Quando a guerra acabou os prussianos e italianos saíram vitoriosos. A Prússia além de reconquistar o ducado de Holstein, ainda anexou territórios pertencentes ao norte da Áustria, os austríacos também perderam grande influencia sobre domínios de outros países, o que aumentou a influencia da expansão do território germânico e concretizou unificação do reino alemão. A Itália, nesta mesma época, conquistou Veneza.  Próximo passo do Império Alemão: conquistar o território de Alsácia- Lorena ( que estava sob o domínio da França).

Napoleão III, da França


3ª) Guerra Franco-Prussiana ( França X Alemanha, com Itália aliada): 


 Após terem vencido a Guerra das sete semanas, os prussianos almejam conquistar o território de Alsácia- Lorena, porem ele estava sob domínio francês, logo ao saber da intenções da Prússia, o Imperador francês, Napoleão III (sobrinho de Napoleão Bonaparte) declara guerra aos exercito da Prússia, no inicio de julho de 1870. Objetivo da França era não deixar os prussianos dominarem o território almejado, mas também de limitar e, se possível, terminar com a influencia e liderança que o reino prussiano estava conquistando na Europa. Entretanto o  exercito prussiano era bem maior e bem mais estratégico que o exercito francês, tanto que em setembro de 1870, na batalha que ficou conhecida como Batalha de Sedan, as tropas francesa se renderam e Napoleão III foi capturado. Em 1871 é assinado o Tratado de Frakfurt, ou seja, um acordo de paz entre França e Alemanha, os franceses entregam o território de Alsácia-Lorena aos franceses e ainda são obrigados a pagar uma indenização aos vitoriosos. Assim a Unificação da Alemanha concretizou-se ao restante da Europa. 


Mapa de Alsácia-Lorena (http://xaviercasals.files.wordpress.com/2013/03/alsacialorena.jpg)


Com tantas vitorias do exercito prussiano ( aliado ao italiano),  a Alemanha engrandece territorialmente e economicamente na Europa, seus domínios e confiança politica expandem-se também, logo novos objetivos germânicos são pensados, um exemplo disso é o envolvimento da Alemanha no processo de Neocolonização dos Continentes da África e Ásia. O que gerou intrigas com a grande potencia britânica (Inglaterra). Em 1884, no continente africano, a Alemanha conquistou Camerun (atual Republica dos Camarões) e África do Sudoeste; em 1885 conquistou Congo e África Oriental(atual Tanzânia), dentre outras. Porém perdeu todas as suas colônia após sua derrota na 1ª Guerra Mundial.

Assim, terminamos por enquanto, de narrar este acontecimento histórico. Lembrando que as datas históricas são imprecisas em livros e blogs, então  vamos ficar espertos. Se aguem tiver alguma duvida, ou quiser comentar, corrigir dados, fique a vontade. E podem sugerir assuntos. 

Dica de livro sobre Inclusão Escolar

Ola pessoal! Uma dica de livro para quem ta começando a se interessar, e também para quem já esta intimo com o assunto Inclusão escolar, é este livro da professora e Drª.: Rossana Ramos, chamado Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva . Este livro trata sobre a experiencia dela em formar uma escola para todos, o que ela procurou fazer para aproximar a crianças e adolescentes rotulados "especiais" dos outros alunos rotulados "normais", fala também sobre a importância da família em se conscientizar que seus filhos "especiais" são especiais como todos os outros alunos em uma escola, através da experiência narrada pela professora, o leitor vai tomando consciência de que em uma escola todos os alunos tem seu tempo de aprender e sua maneira de obter a atenção necessária, não os diferenciando se são "normais" ou "especiais". A autora quebra esta ideia de que "ah, mas é impossível de termos todo tipo de aluno com suas necessidades especiais dentro de uma escola sem estrutura", Ramos nos permite pensar que podemos sim aproximar o conviveu social e escolar com todos e sem preconceito. Logicamente que ela conta umas e outras dificuldades que teve, muitas vezes devido ao preconceito dos pais de alunos "normais" e dos "especiais", mas conforme e a autora vai narrando suas experiência nos faz perceber como o preconceito e pensamentos negativos que a própria sociedade cria, são possíveis de serem discutidos, pensados, questionados e por muitas vezes explicados e solucionados. Parece sim um pensamento "mágico", e sim é. Quem lê, quem já é intimo do assunto de Inclusão percebe o que eu digo. Então recomendo este livro, que foi o primeiro que li sobre este assunto, mas também quem quiser ler outros eu me indicar outras obras, ou artigos, enfim, sobre o assunto Inclusão, pode comentar, postar que vou procurar sim para depois postar aqui. Mas uma vez, não estou fazendo propaganda de livro, apenas indicando uma boa leitura para interessados em Inclusão escolar.


Uma dica de livro para entender um pouco sobre a importância da História da África com o Brasil


Oi pessoal! Quem gosta de História e esta interessado em entender de uma maneira simples e emocionante, o livro , dos professores Elisabete Melo e Luciano Braga, chamado História da África e Afro-Brasileira é muito bom, de uma linguagem simples e quando lemos não sentimos aquela narração histórica cronológica, ele é um livro de bolso mas carregado de informações que não saem de nossas mentes, os professores encarregaram-se de colocar neste livro autores que nos dias de hoje estão em esquecimento, colocaram curiosidades de escultures, pintores, dentre outros artistas negros que contribuíram para a cultura e história brasileira. E a bibliografia referida é carregada de links, e obras que, para quem é amante de história e ate para quem não é, se prende e corre atras para saber mais. Não to fazendo propaganda do livro, apenas ele me chamou muita atenção justamente porque fala sobre a história da África (influencia no Brasil) de uma maneira não cronologia e seus autores não são historiadores!!! E a narrativa ficou linda, fascinante, e, o melhor, simples. 

sábado, 24 de agosto de 2013

Esclarecimentos

olá pessoal! Somos um grupo de amigos, graduados na área de educação ( História, Filosofia, Pedagogia, Língua Portuguesa, Literatura, dentre outras) que estaremos iniciando postagens de assuntos relacionados às nossas graduações mas também estaremos postando curiosidades, pensamentos dentre outras vontades da equipe. Quem quiser comentar, criticar ou sugerir assuntos para nossas postagens sinta-se a vontade, mas sem criticas ou palavras ofensivas por favor! 
Logo logo estaremos postando nossas pesquisas aqui. Aguardem!